Diz a bíblia no livro de Joel, cap.2 e vers. 28 que nos finais dos tempos, quando o Espírito Santo fosse derramado, os velhos sonharão e os jovens terão visões. Na igreja universal, os pastores pregam que os velhos sonharão com coisas grandes(prosperidade) e os jovens terão visões também haver com prosperidade. Mas a ler o capítulo todos, vemos que este fundamento não tem sentido, pois lá não se refere a vida financeira, mas que haveria pessoas que teriam visões e outras que sonhariam, e provavelmente com  o denominado “dia do Senhor”, para alertar as pessoas quando aproximar-se a volta de Jesus. Sei que existem igrejas que há vários anos trabalham na base das visões e sonhos, mas sabemos que isso é um engano, poisa bíblia relata que isso só iria acontecer nos finais dos tempos. Gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto, se Deus pode dar visões dos finais dos tempos a alguém como Ele fez com o apóstolo João no apocalipse? Ou este versículo da bíblia não é válido e isto não pode acontecer…

Caro (a) Amigo (a) Anónimo (a), em primeiro lugar, o objectivo do site não é debater sobre nenhuma instituição religiosa, e, sim, ajudar as pessoas a chegarem-se a Deus e tornarem-se Seus filhos, quando a partir de então, cada um define onde deseja congregar.
Quanto a sua questão: “Se Deus pode dar visões dos finais dos tempos a alguém como O fez ao apóstolo João no apocalipse?” Ora, a Bíblia já está selada e não se pode acrescentar nada a ela, tão pouco retirar-lhe item algum! (Conforme orientação do próprio Senhor Jesus -  “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.” (Ap 22:16) -  As revelações do futuro, mais recentes, estão no Livro do Apocalipse, e o livro é selado, ver: 22:18-19)
Porém, o Espírito Santo vê lá na frente e quando é derramado sobre uma pessoa, Ele revela estas visões em forma de pensamentos, uma visão não só baseada em vida financeira ou religiosa, mas por meio de projetos ou mesmo, com respeito a vinda do Senhor Jesus (Joel 2:28 e Atos 2:17). O Espírito Santo nos faz lembrar, ante aos acontecimentos, de todos os relatos bíblicos, inclusive os apocalípticos, e visionar no mundo de hoje. Ele ensina a pessoa, a usar sua fé aliada a inteligência, ou seja: O que os idosos normalmente esperam do resto de vida que lhes sobram? Diz a Bíblia também que a partir de uma certa idade, é só enfado e canseira (Salmos 90:10). A grosso modo, os “velhos” só esperam a morte e assim, restringem suas vida a pequenas coisas. Por exemplo: Passam os dias a jogarem cartas, ficam nas ruas a lamentarem com outros idosos contra o governo (baixos valores das pensões, falta de atenção à saúde, etc.), reclamam das doenças senis, sofrem o abandono familiar, sem contar a quantidade de idosos que planejam seu funeral em vida, a fim de não darem o mínimo de trabalho àqueles que só irão se beneficiar com sua morte. Um absurdo!!!
Ora, quando o Espírito Santo vem sobre este idoso, volta a sonhar, recebe novo vigor, passa a desejar viver intensamente cada minuto que lhe resta, cada força que ainda possui, da melhor maneira possível! Devido a Comunhão que ele tem com Deus, a saúde é restaurada, sente-se motivado, surgem os planos de realizar tudo aquilo que sempre sonhou em fazer, mas abdicou por alguma razão ao longo da vida. Isso é viver em ditosa velhice! (Abraão – Gn 15:15 e 25:8; Davi – I Cr 29:28)
Ao invés de amontoar dinheiro para heranças que, na maioria das vezes, só trarão problemas e contendas após sua morte, usa-o destemido, em benefício próprio!
É isso que Deus quer ensinar quando diz: “Vossos velhos sonharão…” (Viverão todos os seus dias com dignidade, e, não abandonados, desprezados e desamparados!) Deus, com esse versículo, garante cuidar de seus filhos até seu último suspiro!
Já em relação aos Jovens – O quadro atual revela que o jovem está cada vez mais rebelde, revoltado, marginalizado, entregue aos vícios, ao sexo desordenado, são levados pelos sentimentos, caminham a passos largos para a auto destruição, bem como de suas famílias e muitas vezes, de outras pessoas. Mas, Deus promete que se este jovem Nascer dEle, tiver comunhão com Ele, terá “visões” (não de vultos) futuristas, que aliadas a fé inteligente, tornar-se-ão em realidade. E porque tudo isso termina no “foco” dinheiro? Porque o dinheiro é o combustível que move o mundo, ninguém faz nada sem dinheiro! Para se ter sonhos e visões, e fazê-los acontecer, esse jovem, vai precisar trabalhar, se esmerar, se esforçar, ser a diferença para ser valorizado, e o idoso, terá que usar suas reservas acumuladas ao longo da vida! É o Espírito Santo que dá inspirações para a pessoa gerar dinheiro e realizar seus sonhos! Então, este jovem será feliz, bem-sucedido, um expoente nas mãos de Deus, trará alegrias a seus pais e aos que o circundam; um testemunho vivo para seus amigos!
Posso citar como exemplo bíblico, o jovem Samuel, que viveu no meio do mundo (no meio de pecadores), mas não se contaminou, não abandonou sua Comunhão com Deus, tornou-se um grande profeta, sem deixar de viver: Casou, teve filhos e filhas, foi feliz até a morte (envelheceu e continuou feliz)! É claro que, falhas, todo ser humano as tem, mas não é motivo para perder o “foco”, sua visão do seu Deus e Salvador, jamais abandonar a confiança em Suas promessas e ao cumprimento delas!
Em suma, tanto os jovens quanto os idosos, viverão uma vida digna, sem perder o sonho e a visão da salvação!!!
Deus Abençoe.