Pergunta de um internauta: Olá, gostaría de saber o que é Jejum e para o que realmente serve, espiritualmente falando? Obrigado.

Quando uma pessoa decide diminuir ou anular a sua alimentação por um período de tempo, geralmente pré-determinado, chama-se este ato: Jejum. Pode ser realizado por orientação médica, antes de certos exames ou mesmo devido a alguma cirurgia, dentre outras necessidades.

De acordo com o texto sagrado descrito em Isaías 58: 4-14, o Jejum deve ser para fortalecimento do espírito e, para louvor e adoração a Deus. O jejum é baseado no sentido bíblico literal, que é uma forma de ‘matar a carne’. Quando você ‘mata a carne’, você está fortalecendo o seu espírito, vencendo motivações egoístas e assim, se aproximando mais de Deus.
O jejum pode ser a abstinência não só de alimentos, mas de qualquer coisa ou hábito que tenha se tornado ‘indispensável’, como forma de entrega e dependência total de Deus e varia de acordo com a idade, condição de saúde, necessidade de cada um.
A melhor forma de iniciar um jejum é fazer uma oração dizendo a Deus que a partir daquele horário estará jejuando, e, quando o jejum terminar, fazer outra oração entregando o propósito nas mãos de Deus. Jejuando, a pessoa fica mais forte espiritualmente e mais resistente às investidas do mal, porém não se deve demonstrar para as pessoas que está em jejum, este acto é uma particularidade entre o homem e Deus. (Veja também em Mateus 6:16-18)

Daí, mediante esta comunhão com Deus, tendo-O como aliado, vem as inspirações e sabedoria para vencer e tornar possível o que ainda não existe!

Deus o abençoe.

* Artigo original publicado em: 27/10/2009, por Jana Gomes.